Sem título

Sitio Novo: I Fórum Municipal do PROERD

O município de Sitio Novo vem se mostrando está mesmo dedicado a prevenir os jovens sitionovenses dos males causados pelas Drogas. A prova disso foi dada nesta terça-feira quando diversos segmentos da sociedade se fizeram presente na Escola Estadual José Nunes de Carvalho para a realização do I Fórum Municipal do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) de Sitio Novo que foi marcado por palestras que foram ministradas por alguns instrutores do Programa e especialistas no assunto.
Soldado Pedro Antoniony (instrutor do poerd) 
Na primeira palestra realizada pelo Soldado Antoniony, o foco foi o alto índice de violência que na sua maioria são praticadas por quem acaba se envolvendo no horroroso mundo das drogas onde cada vez mais pessoas acabam mergulhando nessa mazela chegando ao fundo do poço e perdendo seu valor, valor esse que cada um tem para com Deus, mas que acaba sendo apagado pela sociedade que não quer enxergar o valor de quem passa a ser dependente desse mal.
 
Na segunda palestra o Sargento, Coordenador e Mentor do Proerd Sertão Adaildo, falou de mobilização e destacou que cada um dos presentes deve ser um mobilizador somando seus conhecimentos para conquistar e garantir não só sua família distante das drogas como também mobilizar a família do vizinho, do próximo e das futuras gerações.
Falando dos mais diversos tipos de Drogas entrou em cena o Soldado Rodrigo que iniciou sua palestra com um texto de sua autoria que faz uma analise profunda dos males causados pelas drogas sejam elas licitas ou ilícitas dando ênfase em especial ao álcool que por se tratar de uma droga licita acaba sendo a porta de entrada para os outros tipos de Drogas.
 
Na opinião do blog a melhor palestra ficou por conta do Professor e Psicanalista Stênio Barros da UFRN que contou um pouco da sua experiência com relação ao tratamento de dependentes químicos que para ele nada mais são que pessoas doentes e não viciados como é abordado pela sociedade que julga que todo usuário de droga é bandido.
“Drogadição” termo usado pelo professor ao falar dos doentes que acabam virando reféns das drogas causando a eles uma grave doença incurável, que não afeta o corpo, mas sim a alma e a mente, comparando a paixão que quando atinge uma determinada área do cérebro não tem remédio na pele que dê jeito.
 
Na última palestra do dia o fundador e presidente da Ong Tulipa Walter Antero abordou o fato de que está cada vez mais aberto diante da sociedade espaços onde todos podem debater e dialogar a questão das drogas que se alastra pelo mundo chegando a todo e a qualquer lugar.
Com o tema Fé e Prevenção Walter citou três fatores muito importantes para a sustentação de cada um, foram eles: a Família, a Escola e a Religião. Além dos pontos fortes para a sustenção de uma pessoa, o palestrante também citou os principais pontos essenciais de prevenção desses mal que se chama Drogas
Pedindo a todos que na força e na fé, cada um de nós pudéssemos compartilhar nossas responsabilidades compreendendo que aquelas pessoas precisam de nós, identificando os problemas que levaram um e podem levar outras pessoas ao fundo do posso e no fim ajudarmos a se libertarem. 
 
Após as palestras os participantes foram divididos em quatro grupos onde cada grupo contou a ajuda de um instrutor do programa para coordenar à dinâmica onde foram escolhidas algumas ações de prevenção e combate as drogas no município. Cada Grupo elegeu um relator que foi responsável por apresentar as propostas ao grande grupo.
Fonte:  http://www.girorn.com/
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MACHADO DE SOUZA

Escola Municipal José Machado de Souza Ed. Infantil e Ensino Fundamental. INEP: 24044270. Endereço: Distrito Serra da Tapuia, 193 Sítio Novo-RN Tel.: (84) 3252-4086

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem