A Escola no combate ao trabalho infantil

Curso Gratuito Online com Certificado
A Escola no combate ao trabalho infantil




A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI) é um curso totalmente online e gratuito, voltado para educadores e desenvolvido desde 2012 pela Fundação Telefônica.
O objetivo principal do ECTI é contribuir com a efetivação da Lei 11.525/07, que incluiu no currículo do Ensino Fundamental conteúdos que tratam dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O curso tem o intuito de ajudar a fortalecer uma cultura de respeito aos direitos humanos nas escolas participantes, em especial no que diz respeito ao trabalho infantil, além de contribuir com o desenvolvimento de competências necessárias para o uso de tecnologias de informação em sala de aula.
Como funciona
O ECTI foi desenvolvido por especialistas em Educação e em Direitos da Criança e do Adolescente, utilizando-se de diversas ferramentas de educação à distância, como videoaulas, fóruns entre outras. O curso aborda diversos assuntos em torno do tema central que é o trabalho infantil, como aspectos históricos dos direitos da criança e do adolescente, princípios do ECA e dos direitos da criança e do adolescente; questões fundamentais sobre o trabalho infantil; ação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no combate ao trabalho infantil; a participação e o protagonismo infantojuvenil; além de abordar questões básicas relacionadas a projetos pedagógicos em ações de combate ao trabalho infantil. 

O curso, com 60 horas de carga horária, possui seis módulos e cada um deles contém atividades fundamentadas em quatro eixos: Conteúdos Básicos, Ações Pedagógicas, Boas Práticas e Mobilização. Dessa maneira, oferece bases conceituais, propostas de ação e exemplos de resultados positivos de ações pedagógicas, incentivando os educadores a aplicar as propostas na escola, durante o curso, compartilhando resultados e experiências. Para ser aprovado, o aluno deve obter desempenho igual ou superior a 70% nas avaliações online dos cinco primeiros módulos, além de desenvolver um projeto de ação pedagógica voltado para a temática. Os aprovados recebem certificado de participação emitido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, reconhecida pelo MEC.

Fonte:  http://www.escolasrurais.org.br/ecti
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MACHADO DE SOUZA

Escola Municipal José Machado de Souza Ed. Infantil e Ensino Fundamental. INEP: 24044270. Endereço: Distrito Serra da Tapuia, 193 Sítio Novo-RN Tel.: (84) 3252-4086

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem